Home


INFORMES:

Resultado Final do Exame (Clique Aqui) 

Edital de Matrícula (Clique Aqui)

MATRÍCULAS VIA E-MAIL ATÉ ÀS 18H DO DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2022

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Pau dos Ferros – RN

E-mail: profletras.pferros@uern.br

X. A matrícula no Programa somente será confirmada após o candidato realizar
preenchimento obrigatório de seus registros na Plataforma de Educação Básica da
Capes, link: https://eb.capes.gov.br 

logonacional

Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional Coordenação Nacional

EDITAL 001/2022 CONVOCAÇÃO, CADASTRAMENTO, MATRÍCULA E REMANEJAMENTO PARA CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO EXAME NACIONAL DE ACESSO AO PROFLETRAS 2021

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) torna público para conhecimento de todos os classificados no Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS – 2021 as informações referentes ao cadastramento, matrícula e remanejamento dos ingressantes.


1. DO CADASTRAMENTO E DA MATRÍCULA

1.1. A apresentação para cadastramento e a matrícula dos candidatos classificados no Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS 2021 será realizada por meio do endereço eletrônico (e-mail) da Unidade Local do PROFLETRAS, para a qual o candidato prestou o exame, obedecendo ao seguinte prazo: até às 18h do dia 08 de fevereiro de 2022, nos emails indicados no quadro do anexo I deste Edital.
1.2. O cadastramento e a matrícula somente ocorrerão se o interessado enviar todos, e de uma só vez, no endereço eletrônico correspondente à unidade para a qual o candidato prestou o exame e foi aprovado, no quadro, em anexo a este Edital, no prazo estabelecido, no item 1.1 deste mesmo Edital, os seguintes documentos:
I. Diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação (uma cópia legível digitalizada em formato PDF), ou a Certidão de Conclusão de curso com o Histórico comprovando o término do curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
II. Portaria de nomeação publicada em diário oficial, comprovando que o(a) candidato(a) aprovado(a) é professor(a) efetivo da rede pública de ensino. (Uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
III. Declaração do(a) diretor(a) da escola ou órgão equivalente comprovando que o(a) candidato(a) aprovado(a) é professor(a) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (em um ou mais de um ano do 1º ao 9º), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores, assim como se encontra em efetivo exercício em sala de aula de Língua Portuguesa, devendo o mestrando atualizar a declaração a cada início de semestre letivo. (uma cópia legível digitalizada em formato PDF)
IV. Carteira de Identidade (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
V. Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
VI. Certidão de Nascimento ou de Casamento (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
VII. Título de Eleitor (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
VIII. Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais: Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou obtida pela página www.tse.gov.br, ou comprovantes de votação em todos os turnos da última eleição (uma cópia legível digitalizada em formato PDF).
IX. Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (uma cópia legível digitalizada em formato PDF), dispensada para aqueles que já tenham completado 45 anos na data do cadastramento.
X. A matrícula no Programa somente será confirmada após o candidato realizar preenchimento obrigatório de seus registros na Plataforma de Educação Básica da Capes, link: https://eb.capes.gov.br
Parágrafo Único: Todos os documentos deverão ser apresentados (cópia legível e original), no primeiro dia de aula presencial, à unidade para a qual o candidato aprovado apresentou matrícula por meio do endereço eletrônico (e-mail).
1.3. O candidato que apresentar o Diploma ou o Certificado de Conclusão com o Histórico comprovando o término do curso, diferente do curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, será desclassificado.
1.4. O candidato que não enviar os documentos para matrícula no prazo estabelecido, neste Edital, será excluído desse processo de ingresso.
1.5. Em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de matrícula em prazo, e-mail e horários diferentes dos indicados neste Edital e em seu anexo.
1.6. Terá sua matrícula cancelada, o candidato matriculado que não comparecer às aulas, dentro do prazo máximo de 30 dias, após o início do Mestrado.

2. DO PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES

2.1. Na existência de vagas não preenchidas em decorrência de desistência ou de não atendimento às exigências dos itens 1.1 e 1.2, serão convocados candidatos para preenchimento das vagas remanescentes.
2.2. A convocação das vagas remanescentes iniciará dois dias, após o período oficial de apresentação para matrícula.
2.3. A convocação será publicada no sítio da COMPERVE/UFRN (www.comperve.ufrn.br), até às 23h59min do dia 10 de fevereiro de 2022, juntamente com as informações sobre o cadastramento e matrícula, que serão realizados até às 18h do dia 16 de fevereiro de 2022.
2.3.1. A convocação será feita obedecendo-se à ordem decrescente das Notas Finais dos candidatos aprovados.
2.3.2. O candidato que não enviar e-mail com os documentos na data e horário determinados no item 2.3 estará automaticamente eliminado desse processo de ingresso.
2.4. A UFRN não se compromete com a publicação de relações de candidatos convocados pela imprensa, nem por qualquer outro veículo de comunicação ou divulgação.
2.5. É de inteira responsabilidade do candidato o acesso ao sítio da COMPERVE/UFRN para tomar ciência das convocações para o preenchimento das vagas remanescentes.
2.6. O cadastramento e a matrícula do candidato convocado em vaga remanescente somente ocorrerão se o interessado enviar por e-mail os documentos listados no item 1.2., deste mesmo Edital, todos e de uma só vez, no prazo determinado no item 2.3., desse mesmo Edital, em horário e local estabelecidos, no anexo desse mesmo Edital.
2.7. Em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de cadastramento em vagas remanescentes em prazo diferente do determinado, nesse mesmo Edital, horários e e-mails diferentes dos indicados no anexo desse mesmo Edital.

3. DO PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS

3.1. Na existência de vaga(s) ociosa(s), em Unidade Local de PROFLETRAS, por falta de candidato aprovado, permitir-se-á, obedecendo-se à ordem decrescente das Notas Finais dos candidatos aprovados, que o candidato classificado que não realizou matrícula, para uma unidade com todas as vagas já preenchidas, matricule-se em outra que disponha de vagas.
3.1.1. Ocorrendo empate na Nota Final (NF) entre os candidatos, serão utilizados os critérios de desempate especificados abaixo:
3.1.1.1. Idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece o artigo 27, parágrafo único, da Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003.
3.1.1.2. Na hipótese de não haver candidato na condição supracitada, será dada preferência ao candidato que obtiver, na seguinte ordem de prioridade, a) maior pontuação na Entrevista; b) maior pontuação nos Memoriais; c) maior idade.
3.2. O candidato que optar por se matricular, conforme disposto no item 3.1, deste mesmo Edital, não receberá ajuda de custo do PROFLETRAS para deslocamentos, nem para hospedagem, nem para alimentação.
3.3. A COMPERVE divulgará, em seu sítio, a listagem das instituições que dispõem de vaga(s) ociosa(s) no dia 18 de fevereiro de 2022.
3.4. O candidato que desejar preencher a(s) vaga(s) ociosa(s) em instituição diferente da qual se inscreveu, deverá preencher o requerimento disponível no sítio da COMPERVE/UFRN, no período de três dias corridos após a divulgação da listagem das instituições que apresentam esta(s) vaga(s).
3.5. O resultado da classificação do candidato para preenchimento da(s) vaga(s) ociosa(s) será divulgado no sítio da COMPERVE/UFRN, no prazo de três dias úteis após o encerramento do período de preenchimento do requerimento, juntamente com o endereço eletrônico (email) e prazo para a realização das matrículas.
3.6. A convocação para preenchimento da(s) vaga(s) ociosa(s) será realizada uma única vez.


Natal, 31 de janeiro de 2022.
Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves
Coordenadora Nacional do PROFLETRAS

 

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 


O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.

 

CURSO

O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.

 

OBJETIVOS

A capacitação de docentes em nível de mestrado profissional, por meio do Profletras, tem como objetivos:

  • o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita;
  • o declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o ensino fundamental;
  • o multiletramento exigido no mundo globalizado com a presença da internet;
  • o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramentos compatível aos nove anos cursados durante o ensino fundamental.

O Profletras busca também concretizar os seguintes objetivos:

  • qualificar os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e offline;
  • instrumentalizar os mestrandos/professores do ensino fundamental de maneira que eles passem a bem conduzir classes heterogêneas, seja do ponto de vista de níveis de competências linguísticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atípicos que os alunos apresentem;
  • indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produção textual em suportes digitais e não digitais;
  • salientar as funções referenciais e metacognitivas das línguas de forma que os docentes saibam trabalhar peças textuais com traços literais e não literais, distinguindo-as, assim, os planos denotativo e conotativo da linguagem e dos textos;
  • aprofundar os conhecimentos dos docentes no que se refere aos diversos subsistemas fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático da linguagem;
  • instrumentalizar os docentes de ensino fundamental com objetivo de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos modernos à disposição.

Com esses objetivos e considerando as múltiplas tendências teórico-metodológicas e uma perspectiva fortemente transdisciplinar, o Profletras busca formar professores de língua portuguesa voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção de uma educação linguística que vise a práticas sociais mediadas pela linguagem.

  

INFORMES

 

 

Mais notícias...

  

E-mail profletras.pferros@uern.br    Siga-nos @profletrascapf

Atualizado por: Edneudo Cavalcante de Medeiros em 31/01/2022 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Programa de Pós-Graduação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2196
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^