Orient. sobre o TCC


 

Orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

 

Conforme Regimento do Programa

Artigo 24 O Trabalho de Conclusão consistirá na apresentação escrita de um texto que verse sobre o resultado do desenvolvimento da atividade prevista no trabalho do mestrando apresentado no Exame de Qualificação. Parágrafo único: Na elaboração do Trabalho de Conclusão, o aluno contará com um orientador escolhido dentre os docentes credenciados no PROFLETRAS, respeitando-se a disponibilidade do docente.

Artigo 25 A avaliação do Trabalho de Conclusão caberá a uma Comissão constituída por três docentes: o orientador, um docente do PROFLETRAS e um docente não vinculado ao programa.
§ 1º Ao Trabalho de Conclusão, será atribuído o grau Aprovado ou Reprovado.
§ 2º No caso de reprovação, o aluno não terá direito ao título.

Artigo 27 Para obtenção do grau de Mestre em Letras pelo PROFLETRAS, o discente deverá:
[...]
c) ser aprovado no Trabalho de Conclusão;

 

Conforme RESOLUÇÃO Nº 001/2018 – CONSELHO GESTOR

Art. 1º: Definir as diretrizes para natureza do trabalho final do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS: 

I - A pesquisa deverá ser de natureza obrigatoriamente interventiva e ter como tema/foco/objeto de investigação um problema da sala de aula da Educação Básica em que atua mestrando no que concerne ao ensino e aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa/ Literatura e Língua Estrangeira.

II – Respeitada a Portaria Normativa Nº. 17 - CAPES, o Trabalho de Conclusão Final (TCF) poderá ter diferentes formatos e ser constituído de uma parte teórica e uma prática.

III - O Trabalho de Conclusão Final (TCF) que tiver como produto principal um material didático, que tenha suportes como vídeo, software, caderno pedagógico, entre outros, deverá vir acompanhado de um relatório de pesquisa que contemple a seguinte estrutura:
i – Elementos pré-textuais;
ii – Introdução;
iii – Fundamentação teórica;
iv – Metodologia;
v – Análise dos dados;
vi – Referências;
vii – Elementos pós-textuais.

IV – O Trabalho de Conclusão Final (TCF) que for constituído de uma Dissertação deverá apresentar a seguinte estrutura:
i – Elementos pré-textuais;
ii – Resumo, em português e em inglês ou em outra língua estrangeira;
iii – Sumário;
iv – Introdução;
v – Fundamentação teórica;
vi – Metodologia e proposta de intervenção pedagógica;
vii – Descrição das etapas da intervenção pedagógica desenvolvidas e análise dos resultados;
viii – Considerações finais;
ix – Referências;
x – Elementos pós-textuais. 

Art. 2º: Quando necessário, o projeto de TCF deverá ser submetido ao Comitê de Ética da Instituição a que pertence a Unidade do PROFLETRAS. 

 

Conforme NORMAS DE PADRONIZAÇÃO PARA TCC (FORMATOS DIGITAIS)

1. O aluno deve apresentar a versão final do trabalho, aprovada pelo orientador;
2. Os trabalhos devem ser entregues em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos), com tamanho máximo de 10MB.
3. A catalogação na publicação (ficha catalográfica) é elemento obrigatório nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e deve ser obtida através do sistema online de geração de ficha catalográfica através do endereço eletrônico, disponível em: https://fichacat-biblioteca.apps.uern.br/#!/
4. Para futura divulgação em formato digital no repositório institucional da UERN, a folha de aprovação deve obrigatoriamente estar sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora;

1. O aluno entregará à secretaria do seu curso (graduação ou pós-graduação) a cópia do DVD, de acordo com os formatos especificados, e o Termo de Autorização, disponível no site da Biblioteca, no Portal UERN, devidamente preenchido para disponibilizar os documentos digitais;
3. A cópia em DVD, deverá ser padronizada de acordo com o manual disponível no site da biblioteca, no Portal UERN


Atualizado por: Ricardo Soares Abrantes em 31/08/2020 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Diretoria do Campus Avançado de Pau dos Ferros )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2196
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^