Corpo Docente



 

Charles Albuquerque Ponte: Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialização em Conto de Língua Inglesa no Século XX pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (2011). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Cinema Norte-Americanos pós 1960 e teoria literária.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3462573808708739

Concísia Lopes dos Santos: Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especialização em Língua Portuguesa - Leitura, produção de texto e gramática (2008), Especialização em Literatura Afro-brasileira (2014) - também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado(2010) e Doutorado (2019) em Estudos da Linguagem - Literatura Comparada - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora Adjunta II de Teoria da Literatura no Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua e Literatura Latina, Teoria da Literatura, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Comparada.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0554450524672928

Edilene

Edilene Rodrigues Barbosa: Possui graduação em Licenciatura Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará(2005) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará(2009). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Tradução Audiovisual, Compreensão oral, Ensino de LE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6635229343153125

Evaldo Gondim dos Santos: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000), é especialista no Ensino de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2008) pela Universidade Estadual do Ceará e Doutor em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor Adjunto IV no Departamento de Letras Estrangeiras, Campus de Pau dos Ferros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de letras, com ênfase nas literaturas de língua inglesa, atuando especificamente nos seguintes temas: fabulação criadora e tradução intersemiótica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2950431625502448


Francisco Edson Gonçalves Leite: Graduado em Letras (habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mestre e Doutor em Letras pela mesma universidade. Professor de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, duplo e literatura fantástica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4873193353701048

Francisco Lindenilson Lopes: É doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem Mestrado e Graduação em Letras Língua Espanhola pela mesma universidade. É Especialista em Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como pesquisador, possui experiência nas áreas de Linguística Textual, bem como em Ensino de Línguas e Literaturas estrangeiras. Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, tendo também atuado como professor do Curso de Pós-graduação em Língua Espanhola da Faculdade Internacional do Delta (FID) e do Curso de Pós-graduação em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira do CERES/UFRN. Atuou também na graduação em Letras (Língua Espanhola) do CERES/UFRN, bem como na graduação em Letras Língua Espanhola do IFRN/UAB. Atualmente, é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), docente pesquisador no Grupo de Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras(EALE), membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e membro da Junta Diretiva da Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN), atuando como 3º Presidente, no biênio 2019-2020.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3123573461158852

Francisco Marcos de Oliveira Luz: Possui graduação em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professor assiste adjunto i da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letras, inglesa, leitura crítica e metáfora. discurso.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7009207338987595

 

Francisco Roberto da Silva Santos: Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UERN. Possui mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), durante a qual foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN. Desenvolve trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística, com enfase em Linguística Sistêmico Funcional, Multimodalidade Discursiva e Semiótica Social. Atua também como membro dos seguintes grupos de pesquisa: EALE/UERN - Grupo de Estudos Aplicados ao Ensino de Línguas Estrangeiras; e EFEL/UERN - Grupo de Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1314553611748467

   Gilton Sampaio de Souza: Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Professor e pesquisador. Linguista de formação e atuação, é graduado em Letras (Pau dos Ferros) e especialista em Didática do Ensino Superior (Mossoró), ambos pela UERN. Mestre em Linguística Aplicada (Estudos da Linguagem) pela UFRN (Natal) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Araraquara). Tem Pós-Doutorado em Estudos Comparados - Português/Francês pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, na França. Pertence ao quadro efetivo de servidores da UERN, como professor adjunto IV, na área de Linguística. Está cedido ao Governo do Estado do RN desde 26 de fevereiro de 2019 para atuar na FAPERN. É docente permanente do PPGL/UERN, Mestrado e Doutorado acadêmicos em Letras, e do PROFLETRAS (Mestrado Profissional) Unidade Pau dos Ferros. Tem experiências em Gestão Universitária e Acadêmico-Científicas (em diferentes níveis), tendo sido Diretor do Campus da UERN Pau dos Ferros por dois mandatos, de 2007 a 2011 e de 2012 a 2016, e atuado, em épocas e mandatos diferentes, como Chefe do Departamento de Letras, Coordenador de Especializações em Linguística Aplicada e outras, Coordenador e Vice-Coordenador do PPGL/UERN e Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN). Ex-líder e membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território (GPECT), certificados pelo CNPq, tem publicações em livros e em artigos em periódicos na grande área de Linguística, com ênfase nas subáreas de Argumentação e Retórica; Memória, Cultural Local e Identidade; Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto. É filiado a diferentes associações científicas, com destaque para ANPOLL, ABRALIN, GELNE e AINPGP, sendo o atual presidente desta última.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3773731288635522

Jailson José dos Santos: Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1998). Concluiu três cursos de pós-graduação latu senso, a saber: Especialização em Lingüística Aplicada pela UERN (2001), Especialização em Linguagens e Educação, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte/Universidade Potiguar - UNP (2003) e Especialização em Língua Inglesa pela UERN (2005). Exerceu a função de Professor Permanente de Língua Inglesa junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte - SEE/RN no período de 2000 a 2014. Atualmente, exerce a função de Professor Permanente, na categoria Adjunto IV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus da UERN na cidade de Pau dos Ferros - Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Cursou Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009). Em 2013, participou do Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa (PDPI) - promovido pela CAPES e FULBRIGHT, no Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa nos Estados Unidos, na Universidade Internacional da Flórida (Florida International University - FIU). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: formação de professor de Inglês como Língua Estrangeira (LE), Avaliação/uso de livros e materiais didáticos de Língua Inglesa, ensino de leitura em inglês como LE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7757868120391992

 

Prof. Cezinaldo

José Cezinaldo Rocha Bessa: Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Dentre as atividades acadêmico-administrativas, destaca-se a atuação como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Gestão 02/2018-02/2020 e 02/2020-atual. Foi o idealizador e é o atual editor-chefe da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4441063127606204


José Rodrigues de Mesquita Neto: Graduado em Letras/Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2009. Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestre em Lingüística Española pela Universidad San Lorenzo - Py (2016), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (campus Central) e doutorando em Letras pela UERN campus Pau dos Ferros. Atualmente é membro do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE), do Grupo de Pesquisa e Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) e do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF). Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua como professor conteudista e formador da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Atuou como professor conteudista e orientador pela Universidade Aberta do Brasil (UAB - IFRN). Foi coordenador do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Letras/Língua Espanhola (UERN) de 2015 a 2018.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8407199058227431

 

 

Lidiane de Morais Díogenes Bezerra: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, crítica genética, reescrita, livro didático, produção textual.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4674844318235214

Marcos Antônio da Silva: Graduado em Letras, habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou Especialização em Ensino da Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou mestrado acadêmico em Letras, também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É professor adjunto III da universidade supracitada e atua na graduação lecionando as seguintes disciplinas: Língua Inglesa, Fonética e Fonologia I e II (Inglês), Leitura e Produção Textual I e II (inglês), Música e Ensino de Línguas I e II.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1504045087012490

Marcos Nonato de Oliveira: Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus de Pau dos Ferros/CAPF. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com os seguintes temas: crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas (língua inglesa e materna), livro didático e tecnologias digitais aplicados ao ensino de línguas. Em sua experiências de administração e de comissões estão: a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAPF na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0789099382450978

Maria Eliete de Queiroz: Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), principalmente por meio dos estudos semânticos da representação discursiva e do Plano de texto. Interasse-se também por trabalhos que discutam estudos do texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, produção e ensino de textos. Tem experiência de pesquisa em estudos e análises de textos, em produção textual, em gêneros textuais e em ensino.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3521788341452076


Maria Zenaide Valdivino da Silva: Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Londres (UCL, 2015), no Instituto de Educação (IOE). Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada também pela UECE (2011) e o título de Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). É graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É vice-líder do Grupo Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras- EALE (UERN). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0385542020715697

Marta Jussara Frutuoso da Silva: Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola. pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006)e especialista em Docência e Metodologia da Língua Espanhola pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2010). Mestra do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Coordenadora do sub-projeto Residência pedagógica Espanhol da UERN-CAPF. Atualmente é professora do Curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola da UERN. Atuando principalmente nas disciplinas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispanoamericana e as disciplinas relacionadas ao ensino e formação de professores. Já atuou também como professora formadora, conteudista e orientadora da Universidade Aberta do Brasil ? UAB na modalidade a distância pelo IFRN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase Ensino de Línguas e Literatura.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0909316937106404
 
  

Michel de Lucena Costa: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Cursa o doutorado em Letras na mesma instituição, tendo iniciado a pesquisa em 2015. Foi professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Monteiro. Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus de João Pessoa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, música, semiótica da cultura, dramaturgia, teatro, literatura brasileira, pesquisa aplicada, metodologia de pesquisa científica, teoria da literatura e educação. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5855036536727699


Rosângela Alves dos Santos Bernardino: Possui graduação em Letras/Português (2006) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com Teorias Enunciativas, interessando-se principalmente por temas como: texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, gêneros/textos acadêmico-científicos, discurso citado, reformulação e paráfrase, responsabilidade enunciativa e autoria, produção e ensino de textos na universidade, ensino de língua portuguesa, livro didático de língua portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), coordena o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - 2019-2020, atua como docente permanente neste Programa e no Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (PROFLETRAS).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1876582685706375


Tatiana Lourenço de Carvalho: Professora Adjunta II do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado "Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura", com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Letras - Língua Espanhola do DLE / CAPF / UERN. É membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (PosLA-UECE). Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais, letramentos na web e Educação a Distância (EaD).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9389437501560349


Atualizado por: Cynthia Sonally Fernandes Ferreira em 20/12/2021 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Departamento de Letras Estrangeiras )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dfi@uern.br | (84)3315-2194
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^