Histórico do Curso


O Curso de Pedagogia ofertado pelo Departamento de Educação do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN teve sua origem concomitante à luta pela implantação do Campus Avançado de Pau dos Ferros, como resultado da premente necessidade de implantação da Universidade nesta região, atendendo aos anseios da sociedade e, também, ao projeto político-social de expansão da Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, como era denominada na época.

O currículo original do curso, com uma carga horária mínima de 2.775 horas, equivalente a 185 créditos, formava o especialista em educação nas habilitações: administração escolar; supervisão escolar e ensino das disciplinas e atividades práticas das Escolas Normais.

Desde o primeiro vestibular, ocorrido em janeiro de 1977, vinha apresentando uma oferta de 45 vagas anuais, acrescidas em 2004, com mais uma vaga, em virtude de adequação à proporcionalidade estabelecida pela Lei Estadual nº. 8.258, de 27 de dezembro de 2002 que destina 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais para alunos que tenham cursado Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública (candidatos cotistas).

No processo de implantação do Campus Avançado de Pau dos Ferros, a demanda pelo Curso de Pedagogia já justificava sua oferta, na medida em que se registrava uma grande necessidade de profissionais de nível superior para atuar na educação e, mais precisamente, com formação nas habilitações já especificadas, as quais foram ofertadas até 1994, quando o currículo passou por um processo de reestruturação.

Considerando os princípios norteadores (formação teórico-metodológica, articulação teoria e prática, democratização da sociedade e da escola e interdisciplinaridade), bem como os pressupostos político-pedagógicos que nortearam a proposta de reestruturação do curso, expressos em seus objetivos gerais, o novo currículo estruturou-se através das seguintes áreas de conhecimento: Fundamentos da Educação, Instrumentalização Pedagógica e Formação Profissional.

Diante dessa estrutura curricular do Curso de Pedagogia, dividida em três grandes áreas e, pelo modo como as disciplinas foram organizadas no currículo, o qual se constituiu em formato de grade, alocando, em sequência, disciplinas de base conceitual e de aprofundamento, preparando, assim, o formando para as práticas, que se concentram na área de formação profissional localizada no último ano do curso.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros, BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros/RN | 59900-000 | de_pferros@uern.br | (84) 3351-2560
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^