Atividades Complementares


As atividades complementares, de acordo com o Artigo II da Resolução CNE/CP 01, de 18 de fevereiro de 2002, são definidas com base nas seguintes orientações: a) o acolhimento e o trato da diversidade; b) o exercício de atividades de enriquecimento cultural; c) o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.

Conforme o artigo 7º, que versa sobre a organização institucional da formação de professores, a serviço do desenvolvimento de competências, destaca-se a articulação institucional na criação de espaços e possibilidades do exercício das atividades complementares. De acordo com os incisos II e IV do referido artigo, “será mantida, quando couber, estreita articulação com institutos, departamentos e cursos de áreas específicas [...]. As instituições de formação trabalharão em interação sistemática com as escolas de educação básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados”.

Assim sendo, o Curso de Letras em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas do CAMEAM busca cumprir a orientação do inciso VII, Artigo 7º, que diz: “serão adotadas iniciativas que garantam parcerias para a promoção de atividades culturais destinadas aos formadores e futuros professores”. Estas atividades estão também legalmente garantidas pela Resolução CNE/CP 02, de 19 de fevereiro de 2002, que exige a obrigatoriedade de uma carga horária de 200 horas de atividades complementares para os cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica.

Neste sentido, as atividades complementares do Curso de Letras em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas referem-se à participação do aluno, futuro profissional, em eventos acadêmico-científicos em Letras e áreas afins, tais como: seminários, congressos, semanas, simpósios, colóquios, palestras e jornadas, de caráter local, regional, estadual, nacional e internacional, bem como em outras atividades educativas condizentes com a formação do aluno, promovidas por instituições reconhecidas por órgãos ligadas à educação. Essa carga horária pode ser também contabilizada mediante a participação do aluno em atividades acadêmicas, tais como: Programa Institucional de Monitoria (PIM), Iniciação Científica, atividades em projetos de extensão, conselhos, centros acadêmicos; e ainda mediante a participação e/ou promoção de minicursos e oficinas. Salienta-se que as atividades complementares do Curso de Letras em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas não contemplam a carga horária desenvolvida pelo aluno nas atividades de Estágio Supervisionado. Salienta-se, também, que, ao certificado que não constar a carga horária referente à atividade acadêmica realizada, será contabilizada uma carga horária de 15h/a.

Em relação a possíveis atividades que não estejam aqui contempladas, cabe à congregação do Curso julgar e decidir por sua inclusão/aceitação na categoria, observando se condizem com as condições expostas neste documento.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros, BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros/RN | 59900-000 | dle_pferros@uern.br | (84) 3351-2560
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^