Perfil do Egresso


O perfil do egresso licenciado está em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Geografia (Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002), relacionadas a seguir:

  • Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
  • Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;

De acordo com o perfil do egresso, o profissional geógrafo a partir de uma sólida formação, compreendida dentro de uma visão qualitativa, estará habilitado para atuar no campo da licenciatura, nos espaços formais de ensino, nos níveis fundamental e médio, bem como nos espaços não-formais, haja vista a compreensão mais ampliada acerca do atual papel do educador para além da Escola.
A formação permite, portanto, a intervenção deste profissional, indicando possibilidades de atuação em instâncias e processos voltados às diversas demandas da sociedade. Neste sentido, cabe destacar que durante o período de formação, o educando deverá compreender a importância da produção e articulação de saberes (técnico, científico, popular) construídos coletivamente, como pressuposto para a atuação profissional. Esses princípios da interlocução e do diálogo de saberes orientam, dessa forma, a ação pedagógica, basilar na concepção e no desenvolvimento de atividades voltadas ao planejamento e à intervenção.
Assim, levando em consideração o PPC referente ao curso de Geografia do CAMEAM e o trabalho acadêmico realizado ao longo dos semestres junto aos alunos, os resultados esperados com a formação dos egressos concentram-se na preparação destes para o exercício da docência nos níveis de ensino fundamental e médio, de modo que sejam professores com competência em instruir os seus alunos para o despertar de uma consciência crítica e capacidade de relacionarem as discussões geográficas com a realidade social. Espera-se também que o egresso busque a capacitação acadêmica e qualificação profissional em nível de pós-graduação, possibilitando a sua inserção na condição de docentes de ensino superior.

É de interesse do Curso de Geografia, que os seus egressos sejam professores que prezem sempre pela qualidade no exercício docente nas mais diversas esferas educacionais; que sejam professores e pesquisadores exitosos e éticos; e que também possam ser cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Tomando por base essa compreensão acerca do perfil do egresso do Curso, e sua importância para o desenvolvimento humano e socioespacial da região onde se insere, elaboramos um levantamento dos egressos do Curso (Apêndice 16). Entretanto, destaca-se que o respectivo acompanhamento dos licenciados leva em consideração uma amostra percentual de cada turma egressa, sinalizando qual a sua ocupação na atualidade.
Outra forma bastante salutar de averiguação do perfil dos egressos é o que diz respeito aos resultados obtidos quando da participação dos mesmos durante as avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De acordo com os registros do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pode-se constatar que o desempenho geral dos licenciados pelo Curso de Geografia do CAMEAM apresentou um excelente resultado. Na primeira avaliação realizada em 2008 o curso obteve o conceito 4, e na avaliação subsequente em 2011 avançou para o conceito 5, o que corrobora com o bom êxito do trabalho acadêmico-científico e didático-pedagógico, desempenhado pelo departamento, na formação dos egressos para a Educação Básica. Além de ratificar o esforço, dedicação e compromisso de nossos discentes e egressos com o exercício da aprendizagem, na produção do conhecimento e na qualificação profissional em licenciatura.


Atualizado por: José Carlos Gomes Batista em 27/06/2014 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Biblioteca Setorial do Campus Avançado de Pau dos Ferros )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros, BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros/RN | 59900-000 | dge.pferros@uern.br | (84) 3351-2560
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^