Estrutura Física


A estrutura física do Curso de Geografia está inserida como bem material da UERN (CAMEAM). Todo o conjunto arquitetônico, tanto a Sala Administrativa do Curso de Geografia, bem como os Laboratórios de Geologia Geral, Sedimentologia e Solos (GEOSSOL), o Laboratório de Geoprocessamento Aplicados aos Estudos Geoambientais (LAGEO) e a Biblioteca Setorial Prof. Dr. José Lacerda Alves Felipe, estão inseridos no bloco de salas construídas em 2004. Já os núcleos de pesquisas, NUGAR, NEGECART e GEPEECH, estão localizados no bloco de grupos de pesquisas, nas salas 05, 06 e 09, respectivamente.

A Sala de Atividades Práticas e o Laboratório de Cartografia e Ensino estão localizados no segundo andar do bloco de aulas, construído em 2009, nas salas 31 e 32. A estrutura da Sala Administrativa do Curso, bem como dos Laboratórios e salas de aula caracterizam-se pela espaciosidade e pelo acabamento de boa qualidade.

A Sala Administrativa apresenta-se equipada, dispondo do seguinte mobiliário e dos materiais de expediente: 03 (três) armários de ferro com chaves; 01 (um) bebedouro elétrico; 03 (três) birôs com 03 (três) gavetas; 12 (doze) cadeiras com acolchoado; 04 (quatro) cadeiras de escritório com rodas; 01 (uma) câmera digital; 01 (um) cavalete; 03 (três) computadores completos; 01 (um) notebook; 01 (um) aparelho de DVD; 04 (quatro) estantes de ferro; 02 (duas) impressoras (jato de tinta) e 01 impressora (laser); 02 (duas) mesas de computador; 01 (uma) mesa para reunião com até 10 componentes; 01 (uma) mesa pequena de madeira retangular; 01 (um) retroprojetor; 01 (uma) tela de projeção móvel; 01 (um) vídeo-cassete, 01 (um) ventilador portátil e 01 (um) aparelho de som microsysteme 02 (dois) condicionadores de ar.

Em relação à sala administrativa, está dimensionada em 02 (dois) ambientes, estando um deste reservado para sala de professores, onde também são realizadas reuniões da Congregação do Curso e para orientação acadêmica enquanto o outro está destinado à Secretaria e à Coordenação. A estrutura física da sala administrativa do Curso compõe-se dos seguintes itens: 02 (dois) espaços para condicionadores de ar; 04 (quatro) janelas de madeira e vidro, sendo 02 (duas) com 04 (quatro) divisórias e 02 (duas) com 03 (três) divisórias; 06 (seis) luminárias com 03 (três) lâmpadas cada; paredes rebocadas e de cor branco gelo; piso comum de granilito polido; porta de madeira; teto revestido com gesso; 06 (seis) tomadas comuns e 02 (duas) tomadas telefônicas.

O Laboratório de Geologia, Sedimentologia e Solos (GEOSSOL) constitui-se de espaço físico destinando a aulas práticas para as disciplinas de Geografia Física. Sua estrutura física compõe-se de: 01(uma) bancada central com 08 (oito) cubas de aço inoxidável, sendo 02 (duas) grandes e 06 (seis) pequenas, com 08 (oitos) torneiras e 04 (quatro) tomadas comuns; 02 (dois) espaços para condicionadores de ar; 04 (quatro) janelas de madeira e vidro, sendo 02 (duas) com 04 (quatro) divisórias e 02 (duas) com 02 (duas) divisórias; 06 (seis) luminárias com 03 (três) lâmpadas cada; paredes pintadas de cor branco gelo; piso comum de granilito polido; porta de madeira grande com 02 (duas) aberturas; bancadas laterais de granito formando “u”; teto revestido com gesso; 01 (uma) tomada telefônica; 11 (onze) tomadas comuns nas paredes laterais (220 v e 110 v). O laboratório conta ainda com 02 (dois) computadores completos, 01 (uma) impressora multifuncional e 01 (um) GPS Garmim.

O Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento Aplicados aos Estudos Geoambientais(LAGEO) constitui-se de espaço destinado às disciplinas da área de Cartografia e afins. Têm-se09 (nove) computadores completos, 01(uma) impressora multifuncional, 01 (um) GPS ETREX Garmin Gold e uma mesa de reunião para até 10 pessoas. O LAGEO apresenta estrutura física composta de: 01 (uma) abertura para condicionadores de ar; 04 (quatro) janelas de madeira e vidro, sendo 02 (duas) com 04 (quatro) divisórias e 02 (duas) com 03 (três) divisórias; 06 (seis) luminárias com 03 (três) lâmpadas cada; paredes pintadas de cor branco gelo; piso comum de granilito polido; 01 (uma) porta de madeira grande com 02 (duas) aberturas; teto revestido com gesso; 02 (duas) tomadas telefônicas; 24 (vinte e quatro) tomadas comuns no chão (220 v); 05 (cinco) tomadas comuns nas paredes laterais.

A Biblioteca Setorial Prof. Dr. José Lacerda Alves Felipe é um espaço novo, originado da doação da biblioteca pessoal do referido professor aposentado do Dep. de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao curso de Geografia da UERN, campus de Pau dos Ferros. O acervo conta com uma média de 2.000 (dois mil) livros, distribuídos em 10 (dez) estantes de ferro. O espaço ainda conta com 01 (uma) mesa para estudos e consulta ao acervo, com 08 (oito) cadeiras de madeira. O diferencial dessa específica biblioteca é seu acervo com livros clássicos da ciência geográfica e humanas, bem como um amplo acervo voltado ao estado do Rio Grande do Norte, tanto no que se refere à obras acadêmico-literárias, quanto em relação a planos e ações de governos norte-rio-grandenses.

Atualmente o Curso atualmente dispõe de 06 (seis) salas de aula das disciplinas regulares, 01 (uma) sala para a realização das Atividades Práticas e 01 (uma) sala para o Laboratório de Ensino e Cartografia (LABEC), perfazendo espaço físico suficiente para os alunos do curso. O Laboratório de Ensino é constituída de 08 mesas retangulares e 40 cadeiras, utilizadas para a execução de trabalhos práticos relacionados às disciplinas da área de ensino de Geografia e da Cartografia.

O curso possui também, desde 2011, de uma sala destinada a realização das atividades práticas relacionadas ao ensino de Geografia. Ela é composta de um quadro branco, 45 (quarenta e cinco) cadeiras, 01 (um) televisor tubo (29 polegadas) e 01 (uma) TV LED de 42'' (quarenta e duas polegadas), onde são desenvolvidos trabalhos diversos, tais como vídeos, seminários, oficinas, dentre outras atividades existentes no presente Projeto Pedagógico do Curso.

Quanto aos grupos de pesquisa, o CAMEAM dispõe de bloco para Grupos de Pesquisa, dentre os quais estão localizados o Núcleo de Geografia Agraria e Regional (NUGAR) e o Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (NEGECART)e o Grupo Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH).

O NUGAR possui na atualidade, duas (2) mesas retas com um conjunto de 15 carteiras, além de uma (1) mesa em L. Um computador All In One, 3 (três) notebooks e 1 (um) netbook, 2 (dois) projetores de multimídia, 2 (duas) câmeras fotográficas, 2 (dois) armários de aço para guarda dos equipamentos e 2 (duas) estantes de aço. O NEGECART possui 01 (uma) mesa para reuniões com 8 (oito) cadeiras, 1 (uma) mesa para computador com cadeira com rodinhas e braços; 2 (dois) armários de madeira, 1 (uma) mesa pequena para impressora, 1 (um) notebook, 2 (duas) impressoras, sendo uma para impressão do tipo A3 e 1(uma) para impressão A4, ambas jato de tinta. Há também um armário de aço com um acervo de livros relativos à Geografia Física, Astronomia e demais áreas, pertencentes aos professores que fazem parte do grupo de pesquisa. Já o GEPEECH possui uma (1) mesa reta, uma (1) mesa em L, dezesseis (16) cadeiras, uma (1) estante, um (1) armário de aço, um (1) ar condicionado, dois (2) notebooks, um (1) computador All in One e uma (1) multifunconal Laser preto.

A Biblioteca Setorial do CAMEAM possui espaço com mesas e cadeiras para pesquisa, embora haja carência de ambiente para realização de estudos individualizados ou em grupo. No que se refere aos livros específicos de Geografia, o acervo (ver apêndice11) dispõe de cerca de 313 (trezentos e treze) exemplares para 142 (cento e quarenta e dois) títulos nas áreas de Geografia Humana, Geografia Física, Geografia e Ensino e Cartografia. Vale destacar que o Curso dispôs de um acervo próprio com 58 títulos de periódicos de Geografia e áreas afins, perfazendo ao todo 306 exemplares, bem como cerca de 84 exemplares de livros das áreas geográfica e afins. Estes foram doados para a biblioteca do CAMEAM para que pudessem ser utilizados pela comunidade acadêmica do Campus.


Atualizado por: Rosalvo Nobre Carneiro em 16/06/2017 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Departamento de Geografia )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros, BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros/RN | 59900-000 | dge.pferros@uern.br | (84) 3351-2560
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^