Organização do Curso


1.1         DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

  No Curso de Enfermagem do CAMEAM, o educando deverá integralizar, para a formação e obtenção do grau de Enfermeiro e Licenciado, um total de 4.740 (quatro mil setecentos e quarenta) horas, correspondendo a 316 (trezentos e dezesseis) créditos, com duração mínima de 4.5 (quatro anos e meio) anos ou 09 (nove) semestres letivos, e, máxima de 07 (sete) anos ou 14 (quatorze) semestres letivos.

Essa carga horária encontra-se assim distribuída: disciplinas obrigatórias: 4.425 (quatro mil, quatrocentos e vinte e cinco) horas ou 295 (duzentos e noventa e cinco) créditos; disciplinas optativas: 60 (sessenta) horas ou 04 (quatro) créditos; atividades complementares: 210 (duzentos e dez) horas ou 14 (quatorze) créditos; prática como componente curricular: 420 (quatrocentos e vinte) horas; estágio curricular supervisionado: 1320 (um mil, trezentos e vinte) horas; disciplinas da área específica da formação de professor: 1050 (um mil e cinqüenta) horas.

 1.2         PROPOSTA METODOLÓGICA

O CEN/CAMEAM tem como referência para o processo de formação, uma proposta metodológica que supere as concepções tradicionais de ensino e proporcione um processo ensinar/aprender onde os saberes se articulem e estimulem, no aluno, a crítica, a reflexão e a criatividade, mediante a utilização de práticas metodológicas que tenham como ponto de partida a realidade socio-cultural do aluno e dos grupos sociais homogêneos, recuperem experiências e vivências, articulem teoria  e prática, possibilite a interpretação e análise coletiva de problemas;  estimulem o olhar investigativo; se caracterizem pela participação ativa do aluno expressas na aplicação de técnicas de ensino socializadas e/ou individualizadas como exposições dialogadas, captações da realidade, construção de projetos de intervenção, seminários, discussão, estudo de caso, demonstração, dramatização, dinâmicas de grupo e outras.

1.3        ESTRUTURA CURRICULAR

O currículo do CEN/CAMEAM está organizado em  áreas temáticas, as quais integrarão simultânea e gradativamente as ciências biológicas, humanas e sociais, os conhecimentos técnicos, científicos, políticos da saúde, da educação e da enfermagem, desenvolvidos por meio de estruturas de disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, seminários temáticos e atividades complementares, que se sucedem em ordem de complexidade crescente, favorecendo a interdisciplinaridade, a integralidade e a terminalidade do processo de formação do enfermeiro, capacitando-o para assumir a coordenação do processo de trabalho em enfermagem no modelo clínico e epidemiológico, qualificando-o para inserção no mundo do trabalho.

Deste modo encontram-se organizadas em 06 (seis) áreas temáticas: Bases Biológicas e Sociais do Trabalho da Enfermagem; Bases Teórico-Metodológicas do Trabalho da Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Gestão em Enfermagem; Educação, Saúde e Enfermagem e Articulação Ensino/Trabalho. 


Atualizado por: Mary Jeane Ferreira Rocha em 26/06/2014 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Departamento de Enfermagem )

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