Corpo Docente



Antônia Karolina Bento Pereira (Professora Temporária): Mestra no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Campus Avançado, Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia? (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Estudos Funcionalistas e o Ensino de Línguas (EFEL) da UERN. Atuou na segunda edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atua na área de Linguística, desenvolvendo pesquisas sobre Multimodalidade, Ensino e aprendizagem de línguas.

Charles Albuquerque Ponte: Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialização em Conto de Língua Inglesa no Século XX pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Cinema Norte-Americanos pós 1960 e teoria literária. 

Concísia Lopes dos Santos: Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especialização em Língua Portuguesa - Leitura, produção de texto e gramática (2008) e Mestrado em Estudos da Linguagem - Literatura Comparada - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Cursa, no momento, Doutorado em Estudos da Linguagem - Literatura Comparada - na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Língua Latina, e Literaturas brasileira, Latina e Comparada.


Edilene Edilene Rodrigues Barbosa: Possui graduação em Licenciatura Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará(2005) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará(2009). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Tradução Audiovisual, Compreensão oral, Ensino de LE.

Evaldo Gondim dos Santos: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000), é especialista no Ensino de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003) e mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2008) pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Letras, Campus de Pau dos Ferros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e aluno do Doutorado em Literatura Comparada, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de literatura, tradução e ensino de língua inglesa, tendo interesse especificamente pelos seguintes temas: a literatura na contemporaneidade e sua relação com demais artes, ensino de línguas estrangeiras através de materiais autênticos e tradução como recriação.

Francisco Edson Gonçalves Leite: Graduado em Letras (hab. Língua Inglesa e respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Mestre em Letras pela mesma universidade. Professor de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, duplo e literatura fantástica.

Francisco Marcos de Oliveira Luz: Possui graduação em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2000), especialização em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2005) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2012). Atualmente é Professor assiste III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Francisco Lindenilson Lopes: Mestre e Graduado em Letras (Língua Espanhola) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Língua Espanhola, pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Tem cursos de Actualización Docente pela Consejería de Educación (Embajada de España en Brasil) e na área de TICs pela Universidad Torcuato Di Tella (Argentina) . Como pesquisador, possui experiência nas áreas de Linguística Textual, bem como, em Literatura e Ensino. Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, tendo também atuado como professor do Curso de Pós-graduação em Língua Espanhola da Faculdade Internacional do Delta (FID) e da graduação em Letras (Língua Espanhola) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Letras do Ceres - DLC/CERES - Campus de Currais Novos. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e é docente pesquisador no Grupo de Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras(EALE).

 

Francisco Roberto da Silva SantosPossui mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), durante a qual foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo defendido a dissertação "Multimodalidade e produção de sentidos no editorial de revista". É professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN. Desenvolve trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística, com enfase em Multimodalidade Discursiva, Semiótica Social e Gêneros Textuais, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade no gênero editorial, sintaxe visual, análise tri-metafuncional de textos. Atua também como membro dos seguintes grupos de pesquisa: EALE/UERN - Grupo de Estudos Aplicados ao Ensino de Línguas Estrangeiras; e GPSM/UFPB - Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade.

   Gilton Sampaio de Souza: Professor de Linguística da UERN. Possui graduação em LETRAS, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (1992, em Pau dos Ferros) e especialização em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (1995, em Mossoró, na Faculdade de Educação/FE), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestrado na área de LINGUÍSTICA APLICADA (Estudos da Linguagem), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1999, em Natal), doutorado em LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2003, em Araraquara). Desenvolveu Pós-Doutorado em ESTUDOS COMPARADOS, Língua Portuguesa e Língua Francesa, pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2011), na França. Atualmente é professor adjunto IV, na área de Lingüística, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com atuação no Campus de Pau dos Ferros. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL/UERN), Mestrado Acadêmico e Doutorado em Letras; do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Profissional, e do Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (PROFLETRAS). Orienta alunos de graduação e pós (Mestrado e Doutorado). É membro-fundador e líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também é membro do Grupo de Pesquisa GEPECT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território), ambos com sede na UERN, em Pau dos Ferros, e certificados pelo CNPq. Tem experiência acadêmica com publicações em livros e em artigos em periódicos na área de Linguística, Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto. Atuou também na Gestão Universitária, tendo sido Diretor do Campus da UERN, em Pau dos Ferros, de 2007 a 2016. É filiado a diferentes associações científicas, com destaque para ANPOLL, ABRALIN, AINPGP e GELNE

Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho: Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Estudos da Linguagem, Linguística, Ensino e Educação, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Filosofia Analítica e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, jogos de linguagem, filosofia analítica, Foucault, leitura, dialética, Platão, Nietzsche, Tomás de Aquino, (neo)tomismo, filosofia contemporânea e análise cultural. É membro do GT Filosofia da Linguagem da ANPOF, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e membro do Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB).

Jailson José dos Santos: Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1998). Cursou três programas de pós-graduação latu senso, a saber: Especialização em Lingüística Aplicada pela UERN/CAMEAM (2001), Especialização em Linguagens e Educação, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte/Universidade Potiguar - UNP (2003) e Especialização em Língua Inglesa pela UERN/CAMEAM (2005). Exerceu a função de Professor Permanente de Língua Inglesa junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte - SEE/RN no periodo de 2000 a 2014. Atualmente, exerce a função de Professor Permanente, na categoria Adjunto II, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus da UERN na cidade de Pau dos Ferros - Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM). Cursou Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009). Em 2013, participou do Programa de Desenvolvimento para Profesores de Língua Inglesa (PDPI) - promovido pela CAPES e FULBRIGHT, no Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa nos Estados Unidos, na Universidade Internacional da Flórida (Florida International University - FIU). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor de Língua Estrangeira (LE) e avaliação/uso de livros/materiais didáticos, ensino de leitura em inglês como LE.

Prof. Cezinaldo José Cezinaldo Rocha Bessa: Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, escrita e comunicação científica.

José Erick da Silva Ferreira (Professor temporário): Possui graduação em Letras Inglês (e suas respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do norte (2016). Atualmente aluno do curso de mestrado na linha de pesquisa "Texto literário, Crítica e Cultura" pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculado ao Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT). (Texto informado pelo autor)


José Rodrigues de Mesquita NetoGraduado em Letras/Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2009. Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestre em Lingüística de la Lengua Española pela Universidad San Lorenzo - Py (2016) e mestrando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é membro do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE). Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor conteudista e orientador pela Universidade Aberta do Brasil (UAB - IFRN). Coordenador do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Letras/Língua Espanhola (UERN).

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 2004. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, crítica genética, artigos científicos, livro didático, produção textual.

Marcos Antonio da SilvaGraduado em Letras, habilitação Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou Especialização no Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou mestrado acadêmico em Letras, também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É professor adjunto II da universidade supracitada e atua na graduação lecionando as seguintes disciplinas: Língua Inglesa, Fonética e Fonologia I e II (Inglês), Leitura e Produção Textual I e II (inglês), Música e Ensino de Línguas I e II.

Marcos Nonato de Oliveira: Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus profa. "Maria Elisa de Albuquerque Maia"/CAMEAM. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, explorando, principalmente, os seguintes temas: experiências e crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa; livro didático de língua estrangeira; Tecnologias da educação e formação de professores. Desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de línguas e tecnologias e crenças e experiências de professores e de alunos sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Em sua experiência administrativa e de comissões, estão a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAMEAM na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutorado em LINGUÍSTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Letras Estrangeiras, no Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Pesquisadora do Grupo de Estudos do Discurso (GRED/UERN). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Pesquisa sobre: Análise do Discurso, Gêneros Discursivos, Dialogismo, Discurso Citado e Autoria.

Maria Eliete de Queiroz: Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), principalmente por meio dos estudos semânticos da representação discursiva e do Plano de texto. Interasse-se também por trabalhos que discutam estudos do texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, produção e ensino de textos. Tem experiência de pesquisa em estudos e análises de textos, em produção textual, em gêneros textuais e em ensino.


Maria Zenaide Valdivino da SilvaProfessora adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Londres (2015), no Instituto de Educação. Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2011) e o título de Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). É graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É vice-líder do Grupo Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras- EALE (UERN). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos

Marta Jussara Frutuoso da Silva: Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola. pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006)e especialista em Docência e Metodologia da Língua Espanhola pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2010). Mestra do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é professora do Curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola da UERN. Atuando principalmente nas disciplinas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispanoamericana e as disciplinas relacionadas ao ensino e formação de professores. Atua também como professora formadora, conteudista e orientadora da Universidade Aberta do Brasil ? UAB na modalidade a distância pelo IFRN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase Ensino de Línguas e Literatura.
 
  

Michel de Lucena Costa: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Cursa o doutorado em Letras na mesma instituição, tendo iniciado a pesquisa em 2015. Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus de João Pessoa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, leitura e produção textual, música, semiótica da cultura, dramaturgia, teatro, literatura brasileira, pesquisa aplicada, metodologia de pesquisa científica, teoria da literatura e educação.


Rosângela Alves dos Santos Bernardino: Possui graduação em Letras/Português (2006) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com Teorias Enunciativas, interessando-se principalmente por temas como: texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, gêneros/textos acadêmico-científicos, discurso citado, reformulação e paráfrase, responsabilidade enunciativa e autoria, produção e ensino de textos na universidade, ensino de língua portuguesa, livro didático de língua portuguesa.


Tatiana Lourenço de Carvalho: Professora Assistente III do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura da Universidad de Salamanca (USAL) com pesquisa financiada pelo programa CsF - CAPES. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Letras (Português-Espanhol e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É membro dos grupos de pesquisa HiperGed (Hipertexto e Gêneros Digitais), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, GPET (Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto), do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN e EALE (Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras), do Departamento de Letras Estrangeiras da UERN. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, novas tecnologias, letramentos na web, gêneros digitais e EaD.


Atualizado por: Francisco Lindomar Chaves da Silva em 18/05/2018 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Departamento de Educação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dfi@uern.br | (84)3315-2194
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^