Iniciação Científica


No que se refere à produção discente, o DLE conta com atividades de iniciação científica, que englobam a participação de bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e PIBIC/UERN). Atualmente, estão ativos os seguintes projetos PIBIC, tomados por este Departamento como uma ação de grande importância na formação do futuro profissional de Letras:

 

Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: Das vozes de gestores às vozes dos segmentos.  Coordenação: Gilton Sampaio de Souza. Resumo: descrever e interpretar os sentidos do/para o CAMEAM, que são constituintes de sua própria identidade como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. Com base em depoimentos de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN, e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região, faremos um mapeamento desses discursos e dos sentidos por eles produzidos, tendo em vista as teses defendidas e os ethos dos sujeitos enunciadores. É uma pesquisa que vem dar continuidade a estudos anteriores que temos desenvolvido sobre discurso e produção de sentidos (SOUZA, 2001, 2003, 2008, 2009; SOUZA, COSTA, BARBOSA JÚNIOR, 2012) e que apresenta um caráter descritivo e interpretativo, com foco nos discursos e nos sentidos que constituem o CAMEAM.

 

Representações do Feminino na Contística de Kate Chopin. Coordenação: José Vilian Mangueira. Resumo: com base na afirmativa de que o texto da escritora Kate Chopin lida com questões de emancipação da mulher, este projeto de pesquisa pretende desenvolver uma investigação interpretativa de contos variados dos três livros de narrativas curtas de Kate Chopin, Bayou folk (1894), A night in Acadie (1897), e A vocation and a voice (publicado postumamente em 1991), buscando destacar a figura feminina contida nessas narrativas. Nossa intenção maior é apontar o modo como as mulheres criadas por Chopin se aproximavam do padrão criado pelo sistema patriarcal ou se dele se distanciavam. A interpretação dos textos escolhidos se dará com base na Crítica Feminista, destacando as relações de gênero que constroem estas narrativas.

 

Cordel em Arquivo: Mapeamento da Produção Cordelística do Museu de Cultura Sertaneja. Coordenação: Wellington Medeiros de Araújo.

 

A Escola Pública e o Ensino de Língua Inglesa: Confrontando Crenças e Experiências. Coordenação: Marcos Nonato de Oliveira

 

Representações de Gênero e Sexualidade Na Poesia de Autoria Feminina No Rio Grande. Coordenação: Wellington Medeiros de Araújo.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dfi@uern.br | (84)3315-2194
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^