Apresentação


Curso de Administração do Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte:

 

O Curso de Graduação em Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN é um Bacharelado da Área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, mas que possui na sua estrutura, componentes das Ciências Humanas e das Ciências Exatas.

 

O Ato de Autorização aconteceu por meio da Resolução nº 016/70 do Conselho Universitário – CONSUNI.e teve como data inicial de funcionamento o dia 01 de março de 1977. Em 22 de junho de 1977, pelo Decreto-Lei Federal de nº 79.836 foi dado o Ato de Reconhecimento.

O curso de Administração de Pau dos Ferros teve seu surgimento perante portaria nº 048/2003 em 29/12/2003 e funcionamento de suas atividades em 08 de novembro de 2004, nas instalações do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), localizado na BR 405, KM 3, bairro Arizona, no município de Pau dos Ferros-RN, CEP – 59900.000 – Telefones: (84) 3351-2560 ou 3351-2275 Ramal 218 e Telefax: 3351-3909, Site: www.uern.br, e-mail: dad_pferros@uern.br. O atendimento ao público é realizado de Segunda a Sexta-feira, das 07h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30 e das 19h00 às 22h00.

O Curso de Bacharelado em Administração, ofertado pela UERN no CAMEAM, desde o início, nos processos seletivos, vêm sendo oferecidas 46 (quarenta e seis) vagas para novos alunos, cujo regime de matrícula é semestral e o turno de funcionamento é noturno. O outro processo seletivo é o de vagas não iniciais.

O curso de administração do CAMEAM tem duração de cinco anos, composto por dez (10) semestres, sendo permitido o tempo Máximo de integralização de sete anos composto por quatorze semestre.

Como exemplos da importância do curso de administração temos resultados de ações contínuas promovidas pelo CAD onde destacam-se as monitorias, e as extensões, em que trabalha atividades iniciais como mini-cursos que atendam ao público interno e público externo das organizações sociais de Pau dos Ferros-RN, e do alto-oeste Potiguar.



Objetivos do Curso de Administração:

  • Formar profissionais capazes de compreender e interpretar o seu contexto social para resolver os problemas da prática administrativa de forma criativa, com base no critério de relevância que explica a dimensão humana do administrador;

  • Formar profissionais capacitados para compreender as organizações produtivas, tanto no aspecto interno como nas suas relações com o meio ambiente, a partir dos critérios de eficiência e eficácia que são as dimensões técnicas necessárias à formação do Administrador;

  • Dar ênfase ao conhecimento da realidade local e regional através do critério da efetividade que explica a dimensão organizacional através dos conteúdos sócio-políticos para que o aluno possa estabelecer um elo de ligação entre o concreto organizacional e social, a partir do conhecimento das ações dos diversos atores sociais que compõe as configurações existentes para reelaborar o conhecimento e alcançar as configurações desejáveis, capazes de prestarem uma contribuição externa à sociedade e à comunidade;

  • Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e complementar para que as disciplinas de natureza geral fundamentem o conhecimento empírico do aluno e expliquem o referencial teórico da Teoria Administrativa que será trabalhado nas disciplinas de natureza profissionalizante;

  • Permitir ao aluno relacionar o conhecimento teórico com a prática administrativa.

Perfil Profissional: (perfil do egresso – ver nas DCNs)

  • Possuir uma visão da educação constituída de múltiplas dimensões e voltada para o contexto brasileiro regional e local, atendendo às necessidades da comunidade e às satisfações individuais, ao mesmo tempo preocupado com o tempo e espaço de sua atuação;

  • Ser consciente das novas abordagens teóricas da Administração dando ênfase aos fatores ambientais de natureza econômica, cultural e política nas organizações, originando critérios definidores para os atos e fatos administrativos;

  • Comprometido tanto com critérios técnicos da eficiência e eficácia como critérios essencialmente políticos e filosóficos da administração como no caso da relevância.

  • Dominar tanto a ciência, as técnicas como os instrumentos do corpo profissional;

  • Ser conscientes dos desafios da profissão nas dimensões humana organizacional, cultural/pedagógica e econômica, em âmbito nacional e internacional.

Competências e Habilidades:

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração definem as competências e as habilidades como um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes dos seguintes campos interligados de formação: conteúdos de formação básica, conteúdos de formação profissional, conteúdos de estudos quantitativos e suas tecnologias e conteúdos de formação complementar.

Desta forma espera-se que o profissional formado no CAMEAM/UERN adquira e desenvolva as seguintes competências e habilidades:

COMPETÊNCIAS

CARACTERÍSTICAS/HABILIDADES

Intelectuais

Capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

Técnicas ou Metódicas

Capacidade para aplicar conhecimentos técnicos, métodos, modelos de gestão inovadores e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas, desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle.

Organizacionais

Capacidade para coordenar e gerenciar a organização, utilizando técnicas de planejamento, organização, direção e controle, auxiliadas pela tecnologia da informação, para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações e para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Comunicativas

Capacidade para desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.

Sociais

Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.  

Comportamentais

Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

Políticas

Capacidade de refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, assim como na esfera pública, nas instituições da sociedade civil, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.




Atualizado por: Giullyana Lucenia Batalha Rocha Fernandes Lobo em 25/06/2014 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Biblioteca Setorial de Pau dos Ferros )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros, BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros/RN | 59900-000 | dad_pferros@uern.br | (84) 3351-2560
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^